quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011




Efeito estufa é uma propagação de calor.
Calor é uma energia térmica que se propaga de um corpo com maior temperatura para um de menor temperatura essa propagação ocorre de três maneiras: condução, convecção e irradiação.

A condução

Para explicar a propagação de energia térmica por condução, vamos pegar um exemplo bem simples: imaginem uma barra de ferro em temperatura ambiente, segure-a em uma de suas pontas, aproxime a outra a uma chama de fogo. A barra não ficará quente de uma vez, irá aquecer primeiro a ponta mais próxima da chama depois de um tempo a barra estará na mesma temperatura que a chama.

Esse processo de propagação de calor citado nesse exemplo é chamado de condução, pois a energia térmica passa de partícula por partícula, essas permanecem em suas posições de equilíbrio.



Convecção

A propagação de calor por meio da convecção ocorre em meios fluidos (que ocorre ou expande à maneira de um líquido ou gás) de densidades diferentes.

Por exemplo: como ocorre a conservação dos alimentos dentro da geladeira?

A temperatura dos alimentos é maior que a temperatura do ar dentro da geladeira, então os alimentos transferem para o ar certa quantidade de energia térmica, esse ar fica aquecido, ficando menos denso que antes do contato com os alimentos. Assim, esse ar sobe, quando ar quente sobe encontra-se com o congelador que tem o ar frio conseqüentemente mais denso. Assim o ar resfria e volta (desce) conservando os alimentos.

Esse processo é a propagação de calor por convecção.
Concluímos que as partículas se movimentam junto com a energia térmica.



Irradiação

O melhor exemplo de irradiação é o aquecimento da Terra pelo Sol. O Sol aquece a Terra pelo processo de irradiação que é um tipo de transmissão de energia térmica que ocorre através de ondas eletromagnéticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores